Edital - II ENADIR


II ENADIR
Encontro Nacional de Antropologia do Direito

de 31 de agosto a 02 de setembro de 2011
FFLCH-USP



A Comissão Organizadora do II ENADIR torna público o presente edital e convida pesquisadores (graduandos, graduados, pós-graduandos, pós-graduados, docentes e profissionais), atuantes na interface entre antropologia e direito, para apresentarem propostas de trabalhos em um dos oito GTs ou para fazerem inscrições como participantes não expositores.


1.  Objetivo Principal
Reunir pesquisadores e profissionais, de diversos níveis de formação acadêmica e de várias instituições e regiões do país, para debaterem as interfaces existentes e possíveis entre antropologia, direito e áreas afins.


2. Inscrições
Não serão cobradas taxas.

2.1.  Períodos e Procedimentos
2.1.1. Interessados em apresentar trabalho em um dos oito GTs deverão preencher, on line, o FORMULÁRIO PARA PROPONENTE DE RESUMO, disponível entre 16 de maio e 19 de junho de 2011.
2.1.2. Interessados em participar sem apresentar trabalho em GT deverão preencher, on line, o FORMULÁRIO PARA PARTICIPANTE NÃO EXPOSITOR, disponível entre 16 de maio e 28 de agosto de 2011. Se restarem vagas, haverá formulários impressos para inscrições no local do evento.

2.2.   Pré-requisitos para apresentação de trabalhos em GTs
2.2.1. A primeira etapa constará da proposição de resumos pelos interessados e a segunda do envio de papers referentes aos resumos selecionados.
2.2.2. Só serão aceitos resumos enviados em FORMULÁRIO PARA PROPONENTE DE RESUMO, com as informações preenchidas de acordo com as instruções constantes no próprio formulário e dentro do prazo estipulado.
2.2.3. O proponente principal do resumo deve ser no mínimo graduando e a proposta deve deixar claro o diálogo entre o trabalho e a temática do GT selecionado.
2.2.4. Cada proponente poderá enviar uma única proposta para um único GT. A participação de um mesmo proponente em mais de um GT só será possível se na condição de proponente principal em um GT e de co-autor em outro.
2.2.5. O limite de autores por resumo é de quatro nomes e todos deverão constar do FORMULÁRIO PARA PROPONENTE DE RESUMO, conforme instruções dele constantes. Se o resumo for selecionado e os co-autores também desejarem participar do evento, deverão preencher o FORMULÁRIO PARA PARTICIPANTE NÃO EXPOSITOR.
2.2.6. Não há possibilidade de substituir, incluir e remover autores, tampouco mudar a ordem em que foram inscritos no FORMULÁRIO PARA PROPONENTE DE RESUMO.
2.2.7. A Comissão Organizadora poderá redirecionar os resumos em relação aos oito GTs, em função da demanda e dos temas dos trabalhos inscritos, casos em que os interessados serão previamente consultados.


3. Seleção de Resumos
3.1. A seleção ficará a cargo de uma Comissão Científica formada por professores do Departamento de Antropologia da USP e pesquisadores-doutores do NADIR, cabendo aos coordenadores dos GTs a leitura dos papers que a eles serão enviados na primeira semana de agosto.
3.2. Serão selecionados até dez resumos por GT que, além de obedecerem aos requisitos formais exigidos no preenchimento do formulário, deverão:
3.2.1. Estar em sintonia com o objetivo principal do II ENADIR e com a temática do GT indicado (ou que possam ser deslocados para algum dos outros sete GTs);
3.2.2. Conter objetivos, métodos e técnicas de pesquisa empregados no trabalho, bem como resultados, ao menos parciais, conclusões analíticas e referencial bibliográfico (máximo de 7 títulos);
3.3. Também serão considerados, na composição de cada GT, critérios que garantam discussões interdisciplinares, bem como a presença de pesquisadores advindos de diversos pontos país e que se encontram em distintos níveis de formação acadêmica.
3.4. A divulgação dos resumos selecionados estará disponível a partir de 04 de julho de 2011 em http://enadir2011.blogspot.com/


4. Envio de papers
4.1. Deverão enviar papers todos cujos resumos foram selecionados. Os que não o fizerem dentro do prazo não poderão apresentar o trabalho no GT.
4.2. O envio de papers dentro do prazo também é imprescindível para a sua inclusão nos Anais do Evento (CD–Rom) e, para sua posterior disponibilização no site do NADIR;
4.3. Os papers deverão ser enviados para enadir2011@gmail.com entre 04 e 31 de julho de 2011, de acordo com as seguintes instruções:
4.3.1. Do campo “Assunto/Subject” da mensagem deverá constar: GT nº X – PAPER – nome completo do principal proponente do resumo (apresentador do trabalho). Ex: GT 2 – PAPER – Carlos Augusto Rodrigues. (Não citar o título do paper).
4.3.2. Os requisitos formais para envio dos papers são:
a) Arquivo gravado em formato doc (documento do Word, versão 97-2003)
b) Máximo de 15 páginas, incluindo todo o conteúdo do documento. Usar numeração no canto inferior direito.
c) Tamanho do papel: A4
d) Margens: 2,5cm (as quatro por igual)
e) Fonte geral: Times New Roman
f) Alinhamento geral: justificado
g) Espaçamento geral entre linhas: 1,5cm (exceto para todas as notas de rodapé e as citações com mais de duas linhas, as quais devem ter espaçamento simples)
h) Parágrafos: 1,25cm
i) No alto da primeira página (que deve ser a primeira do texto), registrar o título (tal como registrado no resumo selecionado), com fonte tamanho 16, em negrito e alinhamento centrado.
j) Acrescentar, em seguida ao título, nota de rodapé contendo a informação: II ENADIR, número e nome do GT em que o trabalho será apresentado.
k) Abaixo do título, citar nome(s) do(s) autor(es) em fonte tamanho 14, sem negrito, em itálico, alinhamento à direita e, ao lado de cada nome, entre parêntesis, a instituição de pertencimento.


5. Apresentações Orais nos GTs
5.1. Os oito GTs serão simultâneos e terão lugar no dia 1º de setembro de 2011, das 9h às 12h30 (210 min).
5.2. Se comparecerem 10 expositores, cada um contará com 12 minutos para sua apresentação oral. Os dois coordenadores terão 30 minutos para seus comentários (15 minutos cada) e restarão 60 minutos para debates.
5.3. Todas as salas contarão com projetor para Data Show. Os interessados em usar esse equipamento deverão levar seus próprios lap tops e/ou pendrives e chegar com antecedência de meia hora (às 8h30) para testá-los.


6. Certificados
6.1. Os participantes não expositores que tiverem se inscrito pelo formulário on line ou impresso só terão direito a Certificado de Participação se ao menos comparecerem a quatro das seis atividades previstas: 1ª) Mesa de Abertura/ Mesa I; 2ª) Conferência; 3ª) um dos GTs; 4ª) Mesa II; 5ª) Mesa III; 6ª)Mesa IV/ Mesa de Encerramento. Estes certificados serão enviados, posteriormente, por e-mail.
6.2. Os participantes que tiverem seus resumos selecionados e enviarem papers receberão Certificado de Apresentação de Trabalho somente se comparecerem ao GT. Também poderão solicitar Certificado de Participação, de acordo com o item anterior.


7. Programação Final
Os nomes dos participantes de mesas redondas e coordenadores de GTs serão divulgados assim que se obtiver a confirmação de todos os convidados e, a partir da primeira semana de agosto, a composição completa dos GTs também será divulgada em http://enadir2011.blogspot.com/



8. Informações Adicionais
Outros esclarecimentos e informações acerca do conteúdo deste edital poderão ser solicitados à Comissão Organizadora do II ENADIR pelo e-mail enadir2011@gmail.com

9. Casos Omissos
Caberá à Comissão Organizadora avaliar e deliberar sobre casos omissos e situações não previstas neste edital.


Sejam, desde já, todos muito bem vindos
ao II ENADIR !!

Comissão Organizadora
São Paulo, 16 de maio de 2011.